Gemas de Ar

Transformar lixo vindo de um processo ambiental em material reutilizável era uma ambição quase impossível, mas este sonho virou realidade nas mãos de um visionário. Não apenas reutilizável, ele conseguiu transformar gás carbônico no material mais precioso e apreciado de todos: o diamante!

Smog-Free-Tower-by-Daan-Roosegaarde-1

‘Smog Free Tower’ em Pequim.

Holandês de 36 anos de idade, Daan Roosegaarde teve seu insight quando olhar a paisagem da sua janela em Pequim foi impossibilitada por conta da poluição. Ele desenvolveu um filtro gigante de ar (o maior da história) e o apelidou de ‘Smog Livre Tower’, uma torre de sete metros que utiliza apenas 1.400 watts de eletricidade por hora – tanto quanto uma chaleira – para limpar cerca de 30.000 metros cúbicos de ar, comprimindo os poluentes em pequenos cubos. Uma vez descartados, estes devem retornar à cadeia produtiva – neste caso, ao invés de serem descartados na natureza como lixo tóxico, são reutilizados para fazer joias. A ideia se mostrou não apenas atraente, mas lucrativa!

 

Abotoaduras feitas com os cubinhos de poluentes e resina.

Abotoaduras feitas com os cubinhos de poluentes e resina.

Segundo o designer, o maior volume das partículas de fumaça são de carbono que, sob grande pressão, se transformam em diamantes. Estes, por sua vez, são selados em um cubo de resina sob pressão, e usados como verdadeiras pedras preciosas, como na peça da foto.